Fortaleza (CE)

Fortaleza é um dos destinos mais famosos e visitados do Brasil, a cidade que é a definição de tudo o que você espera encontrar no nordeste: dunas, coqueiros, jangadas, belas praias, sol o tempo inteiro e ótima infra de hotéis e barracas de praia. Não à toa é, ao lado de Porto Seguro e Natal, um verdadeiro campeão do esquema “pacote-CVC”. Então é bem capaz de você já ter ido alguma vez e feito a maioria dos passeios com o pacote turístico.

Se sim, considere voltar para lá como escala para Jericoacoara e aproveite para conhecer uns outros pontos que a excursão normalmente não leva.

Se você nunca foi para Fortaleza, comece com esse “Roteiro para Iniciantes”.

A orla da Avenida Beira Mar pode ser considerado o ponto central da cidade. É nela, especialmente na Praia de Meirelles, que estão vários restaurantes e os principais hotéis da cidade. À noite, um dos programas obrigatórios é passear pela feirinha de artesanato e produtos típicos.

Meirelles Feirinha_praia_do_meireles

Ainda na orla, mas em na Praia de Iracema, um programa obrigatório é ver o por do sol na Ponte dos Ingleses, um dos símbolos da cidade.

Iracema por do sol ingleses

Ali na ponte fica o famoso Bar Pirata, que só abre uma vez por semana, na autoentitulada “A segunda-feira mais louca do mundo”. Mas, cá entre nós, está mais para “lugar onde garotas de programa vão pra achar gringo”. Mas você provavelmente está de férias, ou de folga (senão não estaria viajando), então se dê ao direito de cair na farra numa segunda-feira à noite. Porque, garotas de programa e gringos a parte, ainda tem cerveja e música.

pirata2 pirata1

Ali pertinho da Ponte dos Ingleses tem o Dragão do Mar. Durante o dia, tem espetáculos, exposições, cinema, museus e tudo o mais que um centro cultural tem. Mas sejamos sinceros? Você é turista e turista durante o dia quer praia. Se você futuramente vir a morar em Fortaleza, aí sim passa a visitar a parte cultural do complexo. Para quem tá na cidade a passeio e passou o dia na praia, o legal é aparecer lá à noite. No entorno vários bares lotam de gente e fica aquele clima de praia + tempo quente = perfeito para tomar cerveja e ficar batendo papo. Aproveita que você já viu o pôr do sol ali do lado e abolete-se em uma mesa.

Centro-Cultural-Dragao-Mar bares_dragao

A Praia do Futuro será provavelmente o seu destino em um sábado ou domingo. Megabarracas de praia, cheias de serviços, atrações, comidas, bebidas, música e instalações para crianças, para os pais poderem curtir o dia tranquilos. Aproveite pra ficar o dia bebendo caipirinha e cerveja gelada, olhando o mar e mordiscando uma porção. Para um dia de férias, você espera mais o que? Só tenha um pouco de paciência com os ambulantes, que aparecem o tempo inteiro, vendendo de tudo, de cangas a quadros, de camarão a canecas, de queijo coalho a redes. A Crocobeach é a barraca mais famosa, e mais cheia e mais cara, para onde a maioria dos turistas aflui. As outras são mais frequentadas pelos fortalezenses. Ônibus fazem o trajeto de Meirelles à Praia do Futuro, mas se você estiver de carro tanto melhor, é bem fácil chegar. Normalmente dizem que há um certo risco de assalto na saída, principalmente se o sol já estiver se posto, para evitar o ônibus e preferir o táxi na volta. Eu, por motivos puramente econômicos, sempre voltei de ônibus e nada vi, mas sei lá né, fica a menção. Pra que arriscar? E nessas barracas às quintas-feiras a noite são famosas as caranguejadas com shows de humor (o Ceará é celeiro de humoristas, tipo Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante). Eu serei sincero, não fui a nenhuma, então não posso dizer se a fama se justifica. Se você for, me conta?

Crocobeach praia_do_futuro

Se você estiver de excursão, fatalmente eles vão te sugerir os passeios abaixo. E quer saber? Faça todos, são icônicos de Fortaleza.

Cumbuco é a mais próxima da capital, apenas 30 km. É o passeio tipo  cara de nordeste:  você sobe e desce de buggy aquele monte de duna de visual maravilhoso cheia de coqueiro, faz um skibunda numa lagoa e se acaba de comer porção e tomar cerveja sentado num quiosque de frente pro mar. E precisa de mais? Bom, se precisar você ainda conseguir pegar quadriciclo, cavalo, jegue, paraglider, windsurf, caiaque, jangada…

cumbuco jeguebuggy_cumbuco skibunda_cumbuco

Um pouco mais longe da capital, e pro outro lado (sentido Rio Grande do Norte) você faz outro passeio famoso, o de Morro Branco e Praia das Fontes. O grande barato em Morro Branco é passar pelo Labirinto das Falésias (acompanhado de guia que vai explicando tudo sobre como aquelas areias multicoloridas se formam e viram a matéria-prima pras garrafinhas de areia que você vai comprar depois na feirinha da Praia de Meirelles pra levar de lembrança) para chegar na praia. Ali é aquela rotina de se dedicar ao nadismo, degustando uma porção e uma cerveja. Para aqueles que não se contentam com a contemplação pura e simples, rola um passeiozinho maneiro de jangada.

placa labirinto  Morro Branco Ceará

Mais alguns poucos quilômetros à frente e você está na Praia das Fontes, que além das falésias de areias multicoloridas que também tem em Morro Branco, ainda tem algumas grutas formadas por minas d’ água. A maior, a Gruta Mãe D’ Água, passou a ser chamada de Gruta da Açucena, depois das gravações de Topicaliente por ali (a praia foi cenário de várias novelas, séries e especiais da Globo: precisou de locação na praia, com vista paradisíaca, é lá).

Praia das Fontes mae_dagua

Este, se não é o mais famoso, com certeza tá nos TOP 3 passeios de Fortaleza. A praia que, tirando Porto de Galinhas, que eu me lembre é a única que tem um símbolo próprio: Canoa Quebrada. A vilazinha de pescadores nem de longe é aquela que encantou os ripongas nos anos 60, mas ainda assim tem seu charme. Se você for de excursão, então você vai ficar na própria praia de Canoa Quebrada e só (a distância de Fortaleza faz com que o tempo disponível para desfrutar da praia seja menor).

canoa_quebrada_jangada Captura de Tela 2014-11-12 às 22.51.59

Mas se você estiver de carro, experimente dormir uma noite em uma das muitas pousadinhas rústicas (ou não tão rústicas) e aproveite o dia extra para conhecer outras das várias praias que tem por ali, em especial a de Ponta Grossa (esq.). Você pode também pegar um buggy e fazer os passeios da costa leste (que dá em Ponta Grossa) e da costa oeste (que dá em Fortim, à dir.).

ponta-grossa-1 Fortim

Por fim, fechando o Módulo Básico de passeios por Fortaleza, o Beach Park. “Mas porra, eu venho pro nordeste pra ver praia e vou gastar um dia inteiro num parque aquático?” pergunta você. Sim, vai, respondo eu.  Simplesmente porque é divertidíssimo encarar os toboáguas, inclusive o Insano que faz juz ao nome, e boiar pelas piscinas e vária outras coisas molhadas que ele oferece. Quer praia? Tudo bem, tem uma praia em frente (mas é desperdício de parque ficar na praia). E se você estiver com crianças (filhos, sobrinhos, etc), não tem nem o que falar, é destino obrigatório).

entrada_beach_park Maremotoinsano Praia Beach Park

Se você for de carro (o parque fica em Aquirraz, do ladinho de Fortaleza), na volta para a capital experimente passar no Centro das Tapioqueiras, na beira da rodovia e se farte de comer tudo quanto é tipo e sabor de tapioca.

Centro-Tapioqueiras

Mais: não é mais um turista de primeira viagem na capital do Ceará? Veja os passeios do Turismo em Fortaleza – Nível Avançado

Mais: e conhece Jericoacoara? Tá esperando o que? Clica aqui e conheça sua próxima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *