Caprichoso x Garantido – de que lado você está?

Tá olhando o que? Para de ficar encarando, pô!

Tá olhando o que? Para de ficar encarando, pô!

“Como escolher qual boi para torcer?” deve ser uma preocupação a ser levada a sério ao visitar Parintins.

Sim, porque você não pode declarar-se neutro. Nem adianta mandar um “Sabe como é, sou turista e estou aqui conhecendo, não torço pra nenhum. Ou melhor, torço para os dois!”. Não vai rolar, você precisa escolher seu lado. E, consequentemente, desprezar o outro. Mas como fazê-lo se você acabou de chegar na cidade, não conhece nada e nem viu ainda a festa? Então siga algumas dicas:

– Você pode seguir a linha de raciocínio cromática. Você prefere o vermelho ao azul. Ou vice-versa. É um caminho. Torcedores de Internacional, Vitória, Flamengo, Sport e outros times que têm vermelho tendem a ter sua escolha facilitada, por afinidade, ao Garantido. (notem que eu escrevi “tendem”. Claro que há exceções). Pelo mesmo raciocínio, torcedores do Cruzeiro, Grêmio, Paysandu e outros, tendem a escolher o Caprichoso, embasados puramente pela paleta de cor.

– Seguindo na linha dos times de futebol, se você não torcer pra nenhuma agremiação azul ou vermelha,  pode fazer uma associação com os bois e seu time de coração. Garantido, o vermelho, é o boi do povão. Torcedores do Flamengo, Corinthians, Bahia, Vila Nova e outros, podem ter encontrado aí o motivo para torcer por ele. E a torcida do São Paulo, Fluminense, Goiás e outros, podem eleger o Caprichoso como seu, já que o boi preto e azul é o boi da Elite.

– Ainda não se identificou? Tem a história da origem de ambos, que pode ajudar a clarear a sua mente. Claro que essa é uma Lenda, um Mito, uma história “off the records”, que eu só ouvi lá e nunca mais encontrei em lugar nenhum. O fundador do Boi Caprichoso era um poeta. O do Boi Garantido, um trovador (u vice-versa, não lembro e isso realmente não é o que importa). O cara do Caprichoso era um boêmio, desregrado, viva pela noite, enquanto o cara do Garantido era casado com uma mulher linda, um cara totalmente família. Mas quis o destino que o cara do Caprichoso ficasse perdidamente apaixonado  pela mulher do cara do Garantido. Em um ano imemorial, nos primórdios da festa, preparando-se para sair com seu boi, o poeta (ou trovador) do Caprichoso teria avisado “Mande o outro lá ficar esperto com a mulher, porque hoje eu me arrumei, me perfumei, botei minha melhor roupa. Hoje eu tô Caprichoso!” Eis que o trovador (ou poeta) do Garantido teria respondido prontamente, ao saber da ameaça: “Mas mande ele vir. Porque aqui não tem conversa! Aqui é Garantido!” Ou seja, o boêmio vagabundo queria comer a mulher do outro, que era totalmente dedicado à família. Vê, por acaso alguma similaridade para escolher seu boi?

– Até agora nada adiantou? Dê uma boa olhada nos dois. Garantido tem o corpo branco,  um coração na testa e sua cor de batalha é o vermelho. O Caprichoso tem o corpo preto, uma estrela na testa e sua cor, se você prestou atenção a alguma coisa que eu escrevi até agora, sabe que é o azul. Veja com qual você vai mais com a cara.

PARINTINS-1

– Se você chegou até aqui nesse texto sem ainda definir pelo menos pra que lado pode pender mais, aí não tem jeito. Você vai ter que assistir às duas apresentações e ver qual te encanta mais.

Mais: entenda antes como rola a apresentação (e as regras de etiqueta do Bumbódromo).

Mais: veja como chegar e o que rola em Parintins

Mais:  Aproveita que está por perto e dê um pulo em um mar de cachoeiras de Presidente Figueiredo

Mais: tudo o que fazer em Manaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *