Circuito das Cachoeiras

Esse Circuito das Cachoeiras, cá entre nós, é uma das maiores enganações entre os passeios oferecidos. Disseram que eu ia  passar por sete cachoeiras dentro do parque e eu me animei. Porra, sete cachoeiras? Gosto de uma, calcula sete!  “E dá pra tomar banho na maioria delas” me garantiu o guia. Fui felizão da vida. Ao chegar lá, a decepção: no roteiro, você vai andando pelas trilhas acompanhando o rio Independência e as tais sete cachoeiras são algumas quedas d’água durante o percurso. As duas últimas são as que têm uma queda um pouco mais alta (sendo que a última é vista apenas de cima, não dá pra descer na base pra entrar na água). Ou seja, faça esse passeio se sobrar tempo e dinheiro, afinal de contas banho de cachoeira é sempre bom. Mas, por favor, não crie expectativas, como eu criei, de ver 7 cachoeiras.

Há duas formas de fazer a trilha: descendo acompanhando o rio, ou subindo. Prefira o primeiro jeito, porque assim você deixa as melhores cachoeiras por último. Se fizer assim, o passeio começa pela Casa de Pedra (não confundir com a Cidade de Pedra, que é outro passeio), que é uma gruta que serviu de morada para escravos fugidos e, dizem, até para integrantes da Coluna Prestes.

Casa de Pedra

Aí vem a primeira “cachoeira”, a Sete de Setembro. Mergulhe, entre debaixo da queda e pronto. Parta para a outra.

cachoeira 7 setembro

Aí chega a Cachoeira do Pulo

Cachoeira Pulo

Depois a Cachoeira do Sonrisal, onde você senta confortavelmente bem na queda da água e tem uma verdadeira hidromassagem.

Cachoeira Sonrisal

Aí vem a Cachoeira do Degrau

Cachoeira Degrau

A Cachoeira da Prainha tem a menor das quedas, mas forma uma verdadeira prainha, onde é mais tranquilo de ficar nadando no rio.

Cachoeira Prainha

Em penúltimo, a Cachoeira das Andorinhas, com a maior queda até então, é a última na qual dá pra tomar banho.

cachoeira Andorinha

O passeio fecha com a Cachoeira da Independência, que está fechada para banho.

Cachboeira_independência

Veja também:

Caverna Aroe Jari

Vale do Rio Claro

Cidade de Pedra

Mirante Alto do Céu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *