Colônia do Sacramento (UY)

Colônia do Sacramento é tipo uma Paraty (RJ) menor, com aquele climão colonial, calçamento de paralelepípedo, azulejos portugueses e tudo o mais. Fundada por portugueses, está em território uruguaio e fica a uma travessia do Rio da Prata de distância de Buenos Aires. Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO,  não só vale a pena ser visitada quando você for desbravar o Uruguai, como também pode ser o meio do caminho de um roteiro sensacional: Montevidéu – Colônia – Buenos Aires (ou vice-versa).

Colonia_bandeira_UY

Mais: passeie por Montevidéu.

Mais: visite Buenos Aires.

Mais: ainda no Uruguai, por que não conhecer Punta Del Este?

Como Chegar

De Montevidéu há ônibus direto, durante o dia todo, saindo do Terminal Três Cruces. Fui de COT, mas há outros e a viagem leva três horas. De carro leva duas e é uma reta só, não tem o que errar.

De Buenos Aires é só pegar o ferry e atravessar o Rio da Prata. Algumas empresas oferecem o serviço e a Buquebus é a mais conhecida (a travessia leva até 3 horas). Tem também a Colonia Express, mais rápida (e cara), faz a travessia em 1h e pouco.

Colonia_Buquebus_UY

Vale a pena fazer bate e volta? Depende do seu tempo. Se você levar em consideração 3 horas (de ferry de Buenos Aires ou de ônibus de Montevidéu) pra ir e mais 3 pra voltar, no pior cenário, pode ficar puxado. Afinal, tendo 6 horas de viagem pra encarar, você terá “apenas” dez, doze horas para conhecer a cidade. É suficiente, claro, mas considere dormir uma noite que seja, para poder jantar na cidade e curtir o clima.

O que fazer em Colônia

A cidade turisticamente falando resume-se principalmente ao seu centro histórico. Gaste tempo andando pelas ruazinhas de paralelepípedo, vendo as construções coloniais, as flores, as luminárias, os carros antigos, os nomes das ruas em azulejos.

Colonia9_UY   Colonia2_UY   Colonia3_UY   Colonia4_UY   Colonia6_UY   Colonia7_UY

O passeio começa no Portão da Cidadela, a entrada pelas muralhas que protegiam a cidade.

Colonia_PortaCidadela1_UY   Colonia_PortaCidadela2_UY   Colonia_PortaCidadela3_UY  Colonia_PortaCidadela4_UY

Dali, chega-se à uma das ruas mais famosas, a Calle de los Suspiros, que diz a lenda era a última passagem dos escravos antes deles serem executados.

Colonia_CalleSuspiros1_UY   Colonia_CalleSuspiros2_UY

O Faro, erguido sobre as ruínas de um convento, dá uma bela vista da cidade e do Rio da Prata.

Colonia_Faro1_UY   Colonia_Faro2_UY Colonia_Faro3_UY   Colonia_Faro4_UY

E tem a Igreja Matriz, também conhecida como Basílica del Santísimo Sacramento, a primeira igreja construída no Uruguai e ativa até hoje (restaurada diversas vezes, claro). Tem um ou outro santo com o pézinho no macabro, não pude deixar de notar.

Colonia_IgrejaMatriz1
Colonia_IgrejaMatriz2    Colonia_IgrejaMatriz3

Perto dela está a Casa Del Gobernador, uma escavação das ruínas do que teria sido a residência do primeiro mandatário da cidade, ainda sob domínio português.

Colonia_Gobernador1_UY

E o que não faltam são museus espalhados pela cidade. Bom que com um só ingresso você tem direito a visitar todos. Tem o Museo Municipal, que é o  principal, com maior acervo, o Museo Naval,

Colonia_MuseuMunicipal1_UY  Colonia_MuseoNaval_UY

o Museo Español (fechado sabe-se lá porque quando estive lá), o Museo Português, o Museu Indígena, o Museu Naval e o Museo dos Azulejos.

Colonia_MuseoEspanhol_UY   Colonia_Azulejos_UY

Perto do rio ainda há uma marina e, junto a ela, o Teatro Bastión Del Carmen.

Colonia_Marina_UY   Colonia_BastionCarmen_UY

Uma ótima pedida é parar na rua à beira do rio, comer e tomar uma cerveja sem pressa vendo o pôr do sol no interessantíssimo Lentas Maravillas.

Colonia_LentasMaravillas_UY   Colonia_PorSol_UY

E, um pouco mais afastada, tem a  Plaza de Toros. Chega-se lea pegando um dos poucos ônibus que circulam pela cidade. Infelizmente estava fechada quando eu fui (fim de 2015, começo de 2016). São as ruínas de um estádio do começo do século passado que tinha capacidade para 10.000 pessoas (imagina esse número de pessoas numa cidadezinha mais de 100 anos atrás) para ver as touradas. Dizem que um convênio com o governo da Espanha vai restaurar o lugar. A conferir.

Colonia_PlazaToros_UY

A cidade conta ainda com um aquário, mas que eu não me animei muito a visitar.

Colonia_aquario_UY

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *