Foz do Rio São Francisco

Dá pra você curtir o passeio à Foz do Rio São Francisco tanto a partir de Maceió quanto de Aracaju.

Mais: veja as gratas surpresas que te esperam em Aracaju.

Mais: Conheça Maceió, e sua impressionante coleção de praias de águas verdes

De Aracaju você leva de van uma hora e tanto para chegar até Brejo Grande (foto da esquerda). A partir de Maceió é um pouco mais rápido, você leva uma hora e pouco até Piaçabuçu (sim, com dois cê cedilhas. Garantiu o guia que é a única palavra da língua portuguesa). Você estando em uma capital ou outra, por favor faça o passeio. E volte aqui pra me agradecer depois.

Brejo Grande - Igreja Matriz - Foto Jose Fernando piaçabuçu

Você pega o barco e até a foz dá quase uma hora. Em Piaçabuçu jovens guias locais, participantes de um projeto social, dão uma verdadeira aula sobre o São Francisco.  Dica do dia: prefira pegar um catamarã. Barcos menores balançam mais (dizem) e não conseguem chegar até o encontro do rio com o mar.  Descendo o rio é possível ver lavadeiras trabalhando com suas trouxas de roupas, “mantendo a tradição”, como diz o guia.

lavadeiras foz_francisco2

Quase na foz o passeio passa pelo Farol do Cabeço, uma antiga vila inundada (pelo mesmo represamento que criou os Canions de Xingó)  e para em uma praia de águas claras e mornas. Além da praia, você ainda tem como opção as lagoas e o rio para se refrescar. Quer convite melhor pra ficar boiando e curtindo? Só dê uma pausa no mergulho pra subir as dunas e conferir uma feirinha de artesanato, com barraquinhas vendendo bolsas de palha, estátuas de barro e cocadas deliciosas (sim, sempre friso comida). Se você preferir, ao invés de comer pode ir tirar fotos subindo nos coqueiros (os guias lá tiram fotos sua no ângulo de baixo pra cima, de forma que fica parecendo que você nasceu subindo em coqueiro e pegando coco, quando na verdade você está a dois centímetros do chão).

Farol_cabeço  Placa_piaçabuçu

Diz o guia que aqui foram filmadas algumas cenas do filme “Deus é Brasileiro”. Olhando toda essa paisagem, o título do filme não podia ser mais apropriado. Você faz o caminho de volta pensando nisso, enquanto não consegue tirar o sorriso da cara.

piaçabuçu4 foz_francisco

E, pra finalizar, uma coisa que eu aprendi: a diferença entre foz e delta (que pra mim era a mesma coisa, onde o rio sai no mar). Delta é quando tem mais de uma desembocadura no mar, formando um triângulo (o delta). Foz é quando só tem uma desembocadura, vai tudo pro mar no mesmo lugar. Pronto, pode se exibir com mais conhecimento adquirido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *