Gramado & Canela (RS)

Taí uma surpresa legal. Você pensa “vou pra Gramado curtir o frio, tomar vinho, comer founde e ver onde rola o mais famoso Festival de Cinema do Brasil” e, quando percebe, ganha de graça no pacote um passeio diferente, e igualmente maravilhoso, por Canela, onde você visita a Cachoeira do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

  termometro  palacio_festivais

Ou você pensa “vou para Canela ver a Cachoeira do Caracol, passear pelo Parque da Ferradura e conhecer a Catedral de Pedra” e, quando percebe, ganha de graça no pacote um passeio diferente, e igualmente maravilhoso, por Gramado, onde você toma vinho, come founde e conhece onde rola o mais famoso Festival de Cinema do Brasil.

 cachoeira_caracol  ferradura  catedral 

Não importa em qual das duas cidades você fique, o fato é de que em dois ou três dias, você já esgotou aquela cidade, turisticamente falando. Daí que o mais natural é pegar a Avenida das Hortênsias e, depois de 7km, chegar na cidade vizinha. E o melhor de tudo é que a própria Avenida das Hortênsias oferece muita coisa pra se fazer. A começar pelas malhas baratas pra quem gosta de compras, ou os museus Hollywood Dream Cars, o Mundo a Vapor e Museu de Cera Dreamland, por exemplo.

mundo_vapor Museu-cera

E, se Gramado guarda outras surpresas bacanas como a Igreja de São Pedro, com os doze apóstolos na sua entrada, o Minimundo e o Lago Negro com pedalinhos

igreja S Pedro Gramado lago 

em Canela não fica atrás: tem o Reino do Chocolate (parada obrigatória), o Mundo Gelado e o que, para mim, foi a coisa mais diferente, e bacana, que vi lá: o Espaço das Esculturas que Falam.

reino-chocolate  mundo-gelado

Na Estrada da Ferradura (que vai para o Parque do Caracol), vá até o complexo Parques da Serra. Um bondinho novinho em folha (mai/2014) leva até a Estação animal, um mirante com trilhas e o já mencionado Espaço das Esculturas que Falam. Nesse espaço, o artista (já falecido) Masaharu Hata fez esculturas de madeira que, além de representar diversos animais, ainda reproduzem os sons característicos de cada um. Os sons saem com você simplesmente friccionando um bastão de madeira no corpo da escultura. Impressionante a similaridade.

Captura de Tela 2015-07-07 às 21.08.55 Captura de Tela 2015-07-07 às 21.13.59

No caminho para o Parque da Ferradura, atenção para o Caminho das Graças, com dezenas de relicários com tudo quanto é santo que você pode pensar da Igreja Católica.

caminho_gracas Captura de Tela 2015-07-07 às 21.22.32

E por último, mas não menos importante: há várias e várias fábricas e lojas de chocolates artesanais. Só isso já valeria a viagem, mas deixei por último porque senão todo mundo pararia a leitura neste parágrafo e não leria o resto.

Mais: pra chegar até lá, você provavelmente vai ter que passar por Porto Alegre. Veja o que fazer na cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *